terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Nos braços de Morfeu ...

                              MORFEU é o deus grego dos SONHOS. Assunto      do meu post de hoje 








 Morfeu tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas como se fosse a pessoa amada por aquele determinado indivíduo. Seu pai é o deus Hipnos, do sono. Os filhos de Hipnos, os Oneiroi , são personificações de sonhos, sendo eles Icelus (Phobetor), e Phantasos. Morfeu foi mencionado no Metamorphoses de Ovídio como um deus vivendo numa cama feita de ébano numa escura caverna decorada como flores.
 A droga morfina tem seu nome derivado de Morfeu, visto que ela propicia ao usuário sonolência e efeitos análogos aos sonhos.
 Quando uma pessoa vai deitar-se a outra diz: vá para os braços de Morfeu, significa dormir bem.

Afinal... o que é o sonho?



 O sonho será uma experiência com significados distintos para quem faça um ampliado debate que contemple a religião, a ciência e a cultura. No campo da Ciência, o sonho será uma experiência da imaginação do inconsciente durante aquele período em que acontece o nosso sono. É muito recente a descoberta de que também os bebês, ainda no útero materno, têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, só não se sabendo com o que. Nas diversas tradições culturais e religiosas o sonho surge revestido de poderes premonitórios ou até mesmo como sendo uma expansão da consciência. 


Ta ai  uma lista com os símbolos mais comuns que aparecem nos sonhos.
Árvores: São símbolos da vida e também podem significar família.

Voar: É um símbolo clássico. Pode vir em forma de pássaros ou aviões, mas todos eles querem dizer liberdade.

Números: Cada número tem um significado diferente.

Morte: Regra geral, não são sobre alguém que está a morrer. Poderá significar o fim de uma fase da sua vida ou o fim de alguma coisa que não lhe é mais útil .

Jardins: Representam aquilo que se sente no momento. Ao sonhar com um jardim, procurar lembrar os detalhes, com que se parecia, se tinha muitas flores, de que tipo...

Cruzamento: Quer dizer que tem muitos e diferentes caminhos para escolher e seguir na sua vida. Tente recordar o que está escrito nas placas que vê no seu sonho, pois isso poderá ajudar a que tome uma decisão.

Nascimento: Literalmente pode significar a chegada de um bébé, mas também poderá significar, para si, o inicio de uma vida nova .

Prédios: Representam o próprio sonhador. Tendo sonhos com corredores e cómodos de uma casa, é porque está a tentar entender-se a si mesmo.

Montanhas: Significam as coisas que mais deseja na sua vida. Podem igualmente siginificar os obstáculos que terá de superar.

Comer e beber: Quase sempre aparecem nos sonhos, mesmo que não tenha fome ou sede. Siginifica que necessitará de alguns extras na sua vida.

Mapas: Podem mostrar o caminho que devemos seguir... mas também poderá significar que se vai fazer uma viagem .


Beijos da Thaís Madureira ( Madu ) . Bons Sonhos ! 

3 comentários:

  1. [aaa] muito bom esse post.
    Tem que postar o significado quando
    sonhamos com a pessoa amada. HAHA"

    ResponderExcluir
  2. Muuito interessante esse post, você juntou e deu uma mistura espetacular, adooorei. continue seempre assim. *--*

    ResponderExcluir